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  • DANONE PORTUGAL

    MISSÃO E VALORES

    A nossa missão é levar Saúde, através da alimentação a um maior número de pessoas, optimizando a sua alimentação através da descoberta do iogurte, liderando a oferta de produtos inovadores que conciliem saúde e prazer, permitindo o desenvolvimento da empresa bem como dos seus colaboradores.

    Os quase 100 anos de história do Grupo Danone moldaram uma maneira de pensar e entender as relações humanas resumidas em 4 valores fundamentais: Abertura, Entusiasmo, Humanismo e Proximidade.

  • DANONE PORTUGAL

    VALORES

    Humanismo

    A nossa atenção tem como foco o indivíduo, quer seja consumidor, colaborador ou cidadão - este está no centro das nossas decisões. Por essa razão valorizamos a:

    - Partilha: Dialogamos, agimos com transparência e trabalhamos em equipa.
    - Responsabilidade: Temos preocupação com a segurança das pessoas e dos nossos produtos. Agimos para o meio social envolvente e preocupamo-nos com o ambiente.
    - Respeito pelo outro: Estamos atentos às diferenças locais, respeitamos as parcerias sociais e comerciais e preocupamo-nos com o desenvolvimento dos nossos colaboradores.


    Abertura

    Vivemos a diversidade como uma fonte de grande riqueza e a mudança como uma oportunidade permanente. Para tal focamo-nos na:

    - Curiosidade: Temos o sentido da escuta, recusamos os modelos e ideias pré-concebidos e inovamos.
    - Agilidade: Somos rápidos, flexíveis e adaptáveis.
    - Diálogo: Comprometemo-nos a colocar o diálogo e a persuasão antes da autoridade. Favorecemos o debate e aceitamos pontos de vista diferentes, estando sempre dispostos a ouvir.


    Proximidade

    Estarmos próximos significa um melhor entendimento, o que por si só é uma forma de adaptação. Para tal valorizamos a:

    - Acessibilidade: Começamos com mensagens e comportamentos claros e transparentes - diretos e fáceis de compreender. Temos um estilo de gestão descentralizado, informal, com uma hierarquia não rígida, sempre disponível para as suas pessoas.
    Oferecemos marcas e produtos com os quais os consumidores se identifiquem - que estejam disponíveis em todo o lado, todos os dias, para todas as pessoas, com uma abordagem pragmática e dinâmica.
    - Credibilidade: É muito importante sermos nós mesmos - fiéis às nossas raízes e à nossa cultura. Somos responsáveis pelas nossas decisões e iniciativas, de uma forma constante. Focamo-nos na transparência, que se reflete em atitudes e comportamentos francos e abertos.
    - Empatia: Criamos relações próximas. Não negamos e aceitamos a importância dos sentimentos nas relações humanas - damos e merecemos confiança.


    Entusiasmo

    Os limites para nós não existem, só obstáculos a ultrapassar! Para tal focamo-nos na:

    - Audácia: Evitamos o conforto burocrático, ousamos correr riscos e explorar novas vias.
    - Paixão: Convencemos e envolvemos. Não desistimos enquanto não atingimos a excelência.
    - Ambição: Temos vontade de crescer e de sermos o primeiro.

    ...
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    A NOSSA HISTÓRIA

    Presente em Portugal há mais de 20 anos, a Danone cresceu, diversificou a oferta e chegou à liderança, não só pela sua quota de mercado, mas também por toda a sua ação no âmbito laboral, social e ambiental.
    Conheça melhor alguns dos episódios da nossa história em Portugal.

  • DANONE PORTUGAL

    Desenvolvimento de Produto

    A inovação está no ADN da Danone. A Danone está em constante investigação e desenvolvimento de novos produtos, formatos e fórmulas que, de forma diferenciada, permitem à Danone introduzir, constantemente, inovações pioneiras no segmento dos produtos lácteos frescos, colocando sempre, o consumidor Português no centro das suas decisões. Para tal, temos uma equipa de Inovação e Desenvolvimento (I&D) de novos produtos da Danone Portugal. Esta equipa tem como principal objetivo entender as necessidades específicas do consumidor português e materializa-las em produtos adaptados às suas reais expectativas.

1970
1979
2014
  • 1970 - 1980

    Em 1979, em Castelo Branco é fundada a Iophil – Produtora de Iogurtes S.A. pela família Gomes Filipe. Esta empresa, com posição de destaque no mercado nacional, está nas origens da DANONE em Portugal.

  • 1980 - 1990

    Em 1989, o GRUPO DANONE, concretiza a compra de 70% do capital da Iophil e lança em Portugal a marca DANONE em junho de 1990.

    A DANONE implementa então um projeto estratégico a longo prazo, destinado à ampliação da fábrica de Castelo Branco e ao desenvolvimento dos seus recursos humanos.

  • 1990 - 2000

    Em 1991, a Danone em Portugal aposta numa política de lançamento de novos produtos, assegurando assim 21,5% de participação de quota de mercado e um aumento de vendas de 14.125 tons. No mesmo ano dá-se o aumento do capital social e a DANONE S.A. passa a deter 85% do capital social da empresa.

  • 1990 - 2000

    Em 1992, procede-se à primeira grande ampliação da fábrica e a empresa transfere os escritórios centrais de Castelo Branco para Lisboa.

  • 1990 - 2000

    A Danone Portugal atinge pela 1ª vez, em 1994, a liderança do mercado dos produtos lácteos frescos, liderança que ainda mantém.

  • 2000 - 2010

    Em 2000, a DANONE Portugal certifica-se pela ISO 9001 atestando a qualidade do seu processo de fabrico e dos seus produtos.

  • 2000 - 2010

    Em 2002, obtém a certificação ISO 14001 pela sua preocupação com o meio ambiente, respeitando o desenvolvimento sustentável através da adequação dos meios e estratégias de fabrico e procede a novas obras destinadas à ampliação da fábrica, para os 30.000m2.

  • 2000 - 2010

    Em 2003 certifica-se pela norma OHSAS 18001 atestando as condições ideais de saúde e segurança  no trabalho e transfere os escritórios centrais para um edifício moderno no Parque das Nações.

  • 2000 - 2010

    Em 2004 a DANONE Portugal S.A. foi considerada pela Revista Exame, a Melhor Empresa em Portugal no setor agroindustrial.

  • 2000 - 2010

    Em 2005 foi considerada a 4ª Maior empresa a operar em Portugal, no ranking das 1000 Maiores do DN e classificou-se como a 16ª Melhor Empresa para trabalhar em Portugal, segundo um estudo do Great Place to Work Institute.

  • 2000 - 2010

    Em 2006 foi novamente considerada pelo estudo da revista Exame a Melhor Empresa no setor agroindustrial a operar em Portugal.

  • 2000 - 2010

    Em 2007 a DANONE Portugal S.A. vê os seus esforços reconhecidos na área dos recursos humanos, e é considerada a Melhor Empresa para os jovens em Portugal e a Melhor Empresa do setor agroindustrial pelo Great Place to Work (GPTW).
    A Fábrica da Danone é auditada pela AIB, American Institute of Baking , a qual mede os índices de segurança e higiene alimentar, tendo a nossa fábrica obtido a classificação de EXCELENTE.

  • 2000 - 2010

    Em 2009, a DANONE Portugal S.A. foi considerada pelo GPTW como uma  das Melhores Empresas para trabalhar em Portugal. No mesmo ano a DANONE Portugal S.A. foi mais uma vez distinguida pela prestigiada Revista Exame, como a Melhor Empresa em Portugal no setor  agroindustrial.

    Os referidos prémios são, para a DANONE Portugal S.A. um motivo de orgulho e reconhecimento da nossa Missão: Levar Saúde através da Alimentação ao maior número possível de pessoas em todo o mundo!

  • 2000 - 2010

    Em 2010, a DANONE é reconhecida pelo Público em geral como uma Empresa Socialmente Responsável. Numa iniciativa da SIC Esperança e da Controlinveste, no âmbito do Ano de Combate à Pobreza e Exclusão Social, a DANONE Portugal foi eleita pelos consumidores como uma empresa socialmente responsável. Através deste prémio, a DANONE Portugal vê reconhecidos os seus esforços de contribuição social e apoia os 3 projetos definidos pelo Comité de Honra, que permitiram ajudar centenas de pessoas, na sua integração na sociedade.

  • 2013

    Em 2013 a Danone lança o Jarro Familiar Danone, uma embalagem inovadora em formato poupança familiar, que reduz a pegada ecológica e traduz o investimento da marca na procura da satisfação das necessidades das famílias portuguesas, adaptando-se à nova realidade socioeconómica e reforçando a sua posição de liderança no mercado. O Jarro Familiar Danone ganhou em 2013 o prémio de inovação de maior sucesso no Grande Consumo na área alimentar.
    Fonte: Kantar Worldpanel, estudo "Radar Inovação" (2013)

    Ainda neste ano a Danone associa-se ao grupo americano Schreiber Foods, que transfere a sua operação para a fábrica de Castelo Branco, contemplando a manutenção do fabrico de produtos Danone nesta unidade.

  • O GRUPO

    Visão de Antoine Riboud

    "A responsabilidade da empresa não está confinada às suas fábricas ou escritórios. As suas acções são sentidas em toda a organização. Os empregos que proporciona influenciam as vidas de todas as pessoas a eles ligadas. O seu futuro e o futuro dos seus filhos dependem das oportunidades de promoção que a empresa oferece.
    Pela energia e matérias-primas que consome altera a face do planeta. O crescimento nunca deve ser um fim em si mesmo, mas um instrumento que, em vez de reduzir a qualidade de vida, deve ajudar a aumentá-la."

  • O GRUPO

    HISTÓRIA

    Desde a sua origem em Barcelona, em 1919, até aos nossos dias, a marca Danone tem crescido e evoluído como a própria História, sendo hoje uma marca com afirmação mundial.
    Estes são alguns dos momentos mais marcantes da nossa história:

1900
1900
2014
  • 1900-1920

    Como nasceu o Iogurte DANONE

    Em 1919, Isaac Carasso, baseado na investigação do biólogo russo Ilya Metchnikoff, que estudou a relação entre o consumo de iogurte e o aumento da longevidade, resolve abrir uma pequena fábrica em Barcelona.

    Nesta altura, este produto originário dos Balcãs, era ainda pouco conhecido no resto da Europa. Isaac decide chamá-lo DANONE, diminutivo do nome de seu filho Daniel.

  • 1920-1930

    O início da expansão do Iogurte DANONE no mercado Francês

    Dez anos mais tarde, em 1929, o próprio Daniel abre em Levallois (a noroeste de Paris), a primeira DANONE francesa.

  • (1930-1960)

    Abertura da DANNON Inc. em N.Y. e continuação do crescimento na Europa

    Durante a II Guerra Mundial, Daniel decide transferir o negócio para os Estados Unidos da América. Em 1949, funda em Nova Iorque a DANNON MILK PRODUCTS Inc.

    1953 – A Danone lança o iogurte com pedaços de frutas e este representa o momento de expansão internacional da Companhia.

    Com o final da guerra e a retoma da economia na Europa, torna-se imprescindível regressar. Em 1958, constrói um novo estabelecimento também junto a Paris em Le Plessi-Robinsson.

  • (1960-1970)

    Construção de alianças, nascimento da BSN e da GERVAIS-DANONE

    Em junho de 1967 a DANONE une-se à Gervais, empresa líder no fabrico de queijo fresco, unificando a área da distribuição. Em 1973, esta aliança inicial resultou na fusão das duas empresas, aparecendo assim a GERVAIS-DANONE.

    Um ano antes desta fusão (em 1966), outras duas empresas, especialistas em vidro, a Boussois (vidro côncavo) e a Souchon Neuvesel (vidro liso), também se associam para conseguirem maior vantagem competitiva. Assim, nasce a BSN.

  • (1980-1990)

    O início da expansão do Iogurte DANONE no mercado Português

    Em 1989, o GRUPO DANONE, concretiza a compra de 70% do capital da Iophil e lança em Portugal a marca DANONE em junho de 1990.

  • (1990-2000)

    A internacionalização

    A BSN torna-se no Grupo DANONE em 1994 e Frank Riboud assume a Presidência do Grupo em 1996, sucedendo ao seu pai, Antoine Riboud, fundador da BSN.

    "Let us lead our companies as much with our heart as with our heads, and may we not forget that although energy resources may be finite, human being's  are infinite when they feel motivated".
     Antoine Riboud

  • (2000 - 2013)

    Expansão do Grupo

    Em 2007, a Danone vendeu o seu negócio de bolachas à Kraft e adquiriu a Royal Numico, empresa líder na alimentação infantil e médica, detentora de um portefólio de marcas poderosas: Nutricia, Milupa e Cow & Gate, com presença em mercados internacionais.

    O passo seguinte no fortalecimento da nossa cultura foi criar o modelo de liderança CODE e o Danone Leadership College (DLC). Lançado em 2008, este programa incentiva todos os Danoners a serem independentes e responsáveis, tornando a Danone num Great Place to Grow. Até ao final de 2011, o DLC formou 40 mil colaboradores em liderança, com base nas competências corporativas expressas na sigla CODE - Committed, Open, Doer e Empowered.

    Em 2009, a Danone fez uma contribuição inicial significativa  para financiar a Danone Ecosystem Fund, e muitas das nossas empresas têm formado parcerias com organizações sem fins lucrativos para lançar projetos conjuntos.

    Em 2012 a Danone aumentou a sua participação na Centrale Laitière du Maroc, um passo fundamental que confirma o apelo estratégico dos mercados do Norte de África para o grupo Danone.